Modalidades de Inscrição

 

MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

O 4º Seminário de Estudos do Gótico – 4SEG contará com três modalidades de inscrição:

A – Inscrição com apresentação de comunicação;
B – Inscrição com apresentação de pôster;
C – Inscrição como ouvinte.

PRAZOS DE INSCRIÇÃO E ACEITE

Prazo para inscrição de propostas: 15 de janeiro de 2021
Prazo para envio das cartas de aceite: 15 de março de 2021


FORMAS DE INSCRIÇÃO

A – Quem pode apresentar proposta de comunicação?

  • Pesquisadores/as e docentes das áreas de Estudos Literários ou áreas afins;
  • Discentes da Pós-Graduação das áreas de Estudos Literários e áreas afins (Lato Sensu e Stricto Sensu);
  • Discentes da Graduação envolvidos em Projetos de Pesquisa, Ensino e/ou Extensão, desde que a inscrição inclua a indicação do/a professor/a orientador/a do trabalho;
  • Professores/as da Educação Básica (EB).

Instruções para a inscrição:

As propostas  deverão ser remetidas ao endereço eletrônico <> com o assunto “Proposta de comunicação 4SEG”, obedecendo aos prazos estipulados para inscrição. As propostas serão avaliadas pela comissão científica e, se aprovadas, integrarão o programa do evento.

A proposta de comunicação deverá ter a seguinte especificação: 1. título centralizado em letras maiúsculas e em negrito; 2. abaixo do título, alinhado à direita o nome do/a proponente ou proponentes, 3. titulação e sigla da instituição de vínculo; 4. texto-proposta justificado com, no mínimo, 150 palavras, e, no máximo, 300 palavras, deve incluir os objetivos do trabalho e a indicação da fundamentação teórica e metodológica; 5. alinhado á esquerda, até cinco palavras-chave; 6. Após as palavras-chave, o/a proponente deverá indicar o tema predominante de sua proposta conforme a listagem temática. (modelo).

Cada comunicação terá duração de 15 minutos (o tamanho estimado do paper é de 5-6 laudas em espaçamento duplo). Apenas receberão certificado os autores que apresentarem comunicação. Não é permitida apresentação de trabalho de terceiros. As propostas podem ser em coautoria com até dois autores/as.

 

B – Quem pode apresentar proposta de pôster?

  • Discentes da Pós-Graduação das áreas de Estudos Literários e áreas afins (Lato Sensu e Stricto Sensu);
  • Discentes da Graduação envolvidos em Projetos de Pesquisa, Ensino e/ou Extensão, desde que a inscrição inclua a indicação do/a professor/a orientador/a do trabalho;
  • Professores/as da Educação Básica (EB).

Instruções para a inscrição:

As propostas deverão ser remetidas ao endereço eletrônico <> com o assunto “Proposta de pôster 4SEG”, obedecendo aos prazos estipulados para inscrição. As propostas serão avaliadas pela comissão científica e, se aprovadas, integrarão o programa do evento.

A proposta de pôster deverá ter as seguinte especificação: 1. título centralizado em letras maiúsculas e em negrito; 2. abaixo do título, alinhado à direita o nome do/a proponente ou proponentes, 3. titulação e a sigla da instituição de vínculo; 4. texto-proposta com, no mínimo, 150 palavras, e, no máximo, 300 palavras, deve incluir os objetivos do trabalho e a indicação da fundamentação teórica e metodológica; 5. alinhado á esquerda, até cinco palavras-chave; 6. Após as palavras-chave, o/a proponente deverá indicar o tema predominante de sua proposta conforme a listagem temática. (modelo).

As dimensões do pôster devem ser: largura: 0,90 cm; altura: 1,20 cm. O título do trabalho no pôster deve ser idêntico ao título do resumo submetido no momento da inscrição no evento. Em cada pôster deverá constar os objetivos do trabalho, indicação da fundamentação teórica e metodológica e resultados, seguindo as mesmas informações dos resumo apresentado. É obrigatória a presença do/a autor/a ou autores/as no horário estabelecido. O/A autor/a do pôster será responsável por afixar, retirar e guardar seu material. É vedada a apresentação do pôster por terceiros/não autores/as; de pôster que não obedeça às normas gerais de tamanho e legibilidade. Recebem certificação apenas os/as proponentes presentes na apresentação do pôster. As propostas podem ser em coautoria com até dois autores/as.

 

C – Quem pode se inscrever como ouvinte?

  • Qualquer pessoa interessada pode inscrever-se como ouvinte. No entanto, ouvintes apenas recebem certificação e o kit básico (crachá, bloco de anotação, caneta) do evento.

Instruções para inscrição:

Para obter certificado, o ouvinte deverá obrigatoriamente fazer inscrição por meio do e-mail <>, enviando o nome completo e CPF nos prazos estipulados.

LISTAGEM TEMÁTICA

1. Abordagens teórico-críticas da ficção gótica
2. O gótico tropical
3. O gótico rural | Southern Gothic
4.  Queer gothic
5. O gótico e o feminino
6. Gótico e psicanálise
7. Narrativas de monstros, narrativas monstruosas
8. Interfaces entre o gótico e a ficção científica
9. Interfaces entre o gótico, o insólito e  o fantástico
10. O gótico em narrativas audiovisuais
11. O gótico em outras artes: música, dança, artes plásticas
12. Gótico pós-colonial (post-colonial gothic)
13. O gótico na escola e em projetos de ensino de literatura e língua
14. Decadentismo e a literatura gótica
15. Crimes e maldades